Farmácias ajudam na prevenção do possivel surto de gripe
7 de janeiro de 2015

 As farmácias portuguesas estão preparadas para a vacinação contra o vírus da gripe, cujo pico pode ocorrer no final de janeiro.

De acordo com a informação divulgada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), em comunicado, a campanha anual de vacinação conta com mais de 2 000 farmácias do país preparadas para administrar a vacina de uma forma rápida, segura, sem listas de espera ou hora marcada.

Antecipando um eventual surto de gripe, as farmácias negociaram a disponibilidade de vacinas junto da Indústria Farmacêutica, estando assegurado o abastecimento de vacinas contra a gripe em todo o país. Na generalidade das farmácias está também disponível a administração de vacinas, devidamente segura e certificada. Ao todo são 3 600 farmacêuticos que receberam formação complementar para vacinar contra a gripe. Os farmacêuticos foram, aliás, os primeiros a vacinar-se, evitando desta forma serem agentes de transmissão do vírus.

Os benefícios da vacina são úteis para a toda a população adulta, sendo particularmente recomendada para pessoas com mais de 65 anos, pessoas com doenças crónicas, diabéticos, pessoas com menor resistência a infeções, grávidas e profissionais de saúde.

Na atual campanha de vacinação da gripe, logo no seu primeiro mês (outubro 2014) as farmácias possibilitaram a vacinação a mais de meio milhão de portugueses que acrescem aos cerca de 800 mil portugueses que a receberam nos centros de saúde.

[Fonte: Netfarma]