Azia e refluxo: uma sensação de ardor no estômago
13 de junho de 2015
Várias são as pessoas que sofrem de distúrbios digestivos como azia e indigestão, devido ao stress diário, refeições pesadas ou simplesmente durante a gravidez. Apesar de não serem de uma gravidade extrema, estas situações afetam significativamente a qualidade de vida, devido ao seu efeito sobre os padrões de sono e atividades diárias.
A azia ocorre quando o esfíncter inferior do esófago não está a funcionar corretamente, fazendo com que uma pequena quantidade de ácido do estômago flua para trás e agrida o revestimento do esófago, o canal que transporta os alimentos da boca para o estômago. Ao contrário do estômago, o esófago não tem uma proteção natural contra o ácido dos conteúdos estomacais. Disso resulta uma sensação de ardor no esófago, causando também desconforto e dor no peito, garganta e estômago, tosse e regurgitação de ácido.
Para prevenir episódios de azia, o mais indicado a fazer é evitar alimentos que possam estar na sua origem, bem como o tabaco, limitar a ingestão de café a álcool, evitar fazer exercício físico imediatamente após uma refeição.
Quatro causas de azia
Estilo de vida: fumar, não praticar exercício físico, utilizar roupa muito apertada, deitar-se imediatamente após a refeição
Bebidas: álcool, sumos de frutos cítricos, chá, café e outras bebidas com cafeína
Comidas: chocolate, cebola, comida muito picante, fritos e gorduras, laranjas e limões