As altas temperaturas podem afetar a qualidade dos medicamentos. Uma conservação deficiente dos medicamentos que necessitam de condições especiais de armazenamento pode causar problemas de saúde que poderiam ser evitados se os produtos fossem armazenados em locais não expostos à luz solar direta ou temperaturas elevadas.
A duração e as condições de armazenamento de todos os medicamentos são definidas de acordo com os resultados dos testes de estabilidade. Apesar de haver medicamentos que não especificam a temperatura de conservação, outros informam que devem ser armazenados a +2ºC ou a +8°C, ou a menos de 25°C ou 30°C.
As drogas que recomendam a manutenção a uma temperatura abaixo de 25°C ou 30°C possuem um limite de tolerância até ao qual os fármacos podem ser expostos. No entanto, "a passagem pontual (alguns dias ou semanas) acima destas temperaturas não tem consequências sobre a estabilidade ou a qualidade destes medicamentos."
Para estar qualificado a ser conservado nestas condições, o medicamento teve de demonstrar em testes que, após a exposição durante várias semanas a uma temperatura constante regulada e controlada de 40°C, a sua composição não se degradou.
Durante um verão, a temperatura ambiente não fica estável a 40°C e, ao mesmo tempo, a temperatura a que o fármaco atinge permanece semelhante, na maior parte dos casos abaixo da temperatura ambiente, devido às características de isolamento dos frascos e das embalagens. Assim, os medicamentos armazenados em condições normais na casa de pacientes ou em farmácias estão expostos, durante uma onda de calor, a um nível mais baixo do que as temperaturas dos testes de estabilidade de stress de calor.
Formas farmacêuticas específicas, tais como supositórios ou cremes, são bastante sensíveis a aumentos de temperatura. Neste caso, "não é o princípio ativo que é sensível ao calor, mas a forma de dosagem”. Mas “é relativamente fácil avaliar a qualidade destes medicamentos após a exposição ao calor porque a aparência do produto para ao abrir é o principal indicador da estabilidade destes fármacos".
Finalmente, as drogas que necessitem de uma temperatura de conservação abaixo de 25 ou 30°C, tal como os medicamentos armazenados à temperatura ambiente, não devem ser expostas a temperaturas altas durante demasiado tempo, como aquelas que frequentemente são alcançadas nas malas dos carros ou no seu interior, quando ficam demasiado tempo expostos ao sol.
[Fonte: Infosalus.es]