Atenção às vertigens, desequilíbrios e zumbidos
4 de julho de 2015

 O envelhecimento e as doenças otoneurológicas têm tendência a ser duas realidades coincidentes. Com o avançar da idade, muitas pessoas podem sofrer de sintomas como vertigens, desequilíbrios, zumbidos e doença de Ménière. Estas são situações que não devem ser ignoradas.


A otoneurologia consiste na especialidade médica que conjuga a Otorrinolaringologia e a Neurologia para o estudo do labirinto auditivo, das suas ligações com o cérebro e das perturbações associadas.

"Apesar destes sintomas serem queixas comuns e incómodas, na maior parte das vezes, não merecem a atenção adequada dos doentes e dos próprios profissionais de saúde. Avaliada a situação no caso individual, existem procedimentos ou técnicas de reabilitação que podem melhorar e minimizar o desconforto dos doentes", explica Joaquim Ferreira, Diretor Clínico do 
Campus Neurológico Sénior (CNS), em Torres Vedras, no qual é disponibilizado uma Consulta de Otoneurologia.

O objetivo desta consulta passa por avaliar os doentes que apresentem queixas como vertigem, doença de Ménière, desequilíbrio e acufenos (zumbidos), analisando-se quais os tratamentos mais adequados para tratar os sintomas descritos.