Atenção à tensão
15 de julho de 2015

 A pressão arterial - ou tensão, como é mais conhecida - é a força que o sangue exerce quando passa nos vasos sanguíneos. Essa pressão é maior quando o coração bombeia sangue - é a pressão sistólica ou máxima - e menor quando o coração está em repouso - é a pressão diastólica ou mínima. Os valores são medidos em milímetros de mercúrio com a sigla mmHg.

 
 
Sem sintomas, mas com riscos
 
Qualquer pessoa pode apresentar, numa dada altura, valores elevados de pressão arterial sem que isso seja sinónimo de doença. O risco existe quando o sangue exerce uma força excessiva sobre as artérias de forma continuada ao longo do tempo – denominada de hipertensão. A hipertensão evolui sem sintomas: os danos vão-se instalando de forma silenciosa em órgãos como o coração, os rins, os olhos, os pulmões e o cérebro.
 
A doença cardíaca, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a insuficiência renal são alguns dos riscos se a pressão arterial não for bem controlada. A hipertensão não se sente, mas mede-se! E cada pessoa deve conhecer os seus valores: uma pessoa saudável, com mais de 18 anos, deve medir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano; uma pessoa fumadora, com diabetes, excesso de peso ou antecedentes familiares de doença cardiovascular deve efetuar medições com mais frequência, de acordo com a orientação médica.
 
Medir é fácil. Pode fazê-lo na farmácia, beneficiando do aconselhamento farmacêutico; ou em casa, com a ajuda de aparelhos próprios, que devem ser certificados e cujas instruções devem ser respeitadas, de modo a garantir resultados fiáveis e rigorosos.
 
 
Prevenir é o melhor caminho
 
- Faça uma alimentação saudável. Coma mais legumes e frutas, reduza a ingestão de gorduras, e diminua o consumo de sal, que faz aumentar a pressão arterial;
- Limite o consumo de álcool e café;
- Pratique atividade física com regularidade para estimular a circulação sanguínea e ajudar a manter ou mesmo perder peso;
- Não fume. A nicotina faz o coração bater mais depressa, estreita os vasos sanguíneos, aumentando a pressão e provocando danos;
- Meça regularmente a pressão arterial. Conhecer os valores da sua pressão arterial permite adotar medidas corretivas, se necessário;
- Caso esteja a tomar medicamentos para a pressão arterial, cumpra a terapêutica. As doses e horários devem ser respeitados e a toma não deve ser interrompida por iniciativa própria.
 
 
Tratar a hipertensão arterial
 
Uma vez diagnosticada, a pressão arterial deve ser corretamente tratada. Saiba o que são e como se devem utilizar os medicamentos anti hipertensores.
 
O que são anti hipertensores e como atuam?
Os anti hipertensores são medicamentos que baixam a pressão arterial para valores recomendados. Existem vários medicamentos, que atuam de diferentes formas (por exemplo, eliminando o excesso de sal e água ou tornando as veias e artérias mais "largas") e que podem ser tomados isoladamente ou em associação.
 
Porque preciso de tomar medicamentos para a hipertensão arterial?
É necessário tomar estes medicamentos para reduzir a pressão arterial. Os valores elevados de pressão arterial normalmente não se sentem mas podem levar ao aparecimento de doenças graves, como referido anteriormente.
 
Como devo tomar os medicamentos?
Os medicamentos devem ser tomados com um copo de água e como indicado pelo médico.
 
Até quando devo tomar os medicamentos?
Os medicamentos servem para controlar a hipertensão arterial. Se houver alguma interrupção da sua toma, os valores da pressão arterial podem subir e provocar danos nos vasos sanguíneos, sob o risco de desenvolvimento de AVC ou enfarte do miocárdio.
 
Que cuidados devo ter com os medicamentos que tomo?
É importante conhecer os nomes, as dosagens e as horas a que deve tomar os seus medicamentos; estes devem ser guardados num local seco e fresco e fora do alcance das crianças; verifique os prazos de validade; leia o folheto informativo; consulte o médico se engravidar ou estiver a pensar em engravidar.
 
Que efeitos adversos podem aparecer e o que devo fazer?
A lista de efeitos, que acompanha o folheto informativo, é longa. Não há motivo para alarme, porque maior parte destes sintomas raramente aparecem e muitas vezes são transitórios. No entanto, se notar alguns efeitos indesejáveis, comunique-os ao médico ou farmacêutico.
 
Como posso saber se a medicação está a fazer efeito? A medicação está a fazer efeito se a pressão arterial estiver nos valores que o médico lhe indicou. No início do tratamento pode ser necessário algum tempo até que isso seja conseguido.
 
Com que frequência devo controlar os meus valores de pressão arterial?
O controlo da pressão arterial depende dos valores de cada um. Peça ajuda ao médico ou farmacêutico para saber com que frequência deve medir a sua pressão arterial.
 
E o que devo fazer com os resultados?
Consulte os valores recomendados na tabela. Se obtiver valores mais altos, peça ajuda ao seu médico ou farmacêutico.
 
Que medicamentos não devo tomar sem falar primeiro com o meu médico ou farmacêutico?
Existem alguns medicamentos e produtos naturais que podem alterar os valores de pressão arterial. Sempre que os adquirir é importante referir ao seu farmacêutico que tem hipertensão arterial e qual a medicação que está a efetuar, se for esse o caso.
 
Para além de tomar os medicamentos, que mais posso fazer para controlar a pressão arterial?
Existem pequenas alterações que podem contribuir para baixar a pressão arterial, como por exemplo: controlar o peso, usar pouco sal na comida, praticar atividade física, não fumar e limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
 
Artigo original publicado em Farmácia Saúde, maio 2015
 
[Fonte: Vital Health]