Produtos Farmacêuticos: Exportações caem e importações sobem
18 de julho de 2015

Portugal exportou menos e importou mais produtos farmacêuticos, revelam os dados de Maio do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados na semana passada. O decréscimo das vendas para fora foi de 3,8% face ao período homólogo de 2014, enquanto o aumento das importações foi de mais de 25% face ao mesmo período.

As vendas para países como os Estados Unidos podem ter contribuído para esta quebra nas exportações. Segundo os dados do INE, as vendas de produtos farmacêuticos para este país caíram 36,9%. Ainda assim, os Estados Unidos são o país para onde Portugal continua a exportar mais em valor. De Janeiro a Maio, Portugal vendeu-lhe mais de 59 milhões de euros em produtos farmacêuticos, sendo que de Janeiro a Maio de 2014 o valor tinha sido de perto de 94 milhões.

Outros decréscimos a destacar são os das exportações para destinos como França (20,7%), Angola (18,6%) ou Alemanha (14,1%). No que respeita a crescimento, as vendas de produtos farmacêuticos para a Holanda (21,3%) e para a Venezuela (33,2%) são de destacar.

Já em relação a produtos químicos orgânicos, é de destacar o aumento das exportações para o Canadá (348%) e para Marrocos (159%).

Os principais clientes de Portugal ainda continuam a ser, no entanto, a Alemanha, Espanha e Bélgica, para onde as exportações portuguesas caíram, respectivamente, 23,8%, 42,5% e 15,5%.

[Fonte: Diário Económico]