Olá verão… Adeus, pele casca de laranja!
22 de julho de 2015

O tema da pele casca de laranja começa a ganhar mais importância. Todos os anos se assiste a uma preocupação crescente das mulheres com a sua silhueta e com os pequenos furinhos, a conhecida pele casca de laranja.

 
A gordura pode acumular-se nas camadas superficiais da pele, e é então que surgem as pequenas ondulações. Ao contrário do que possa pensar, a pele casca de laranja não está relacionada com a obesidade, uma pessoa magra pode perfeitamente tê-la. É importante ter alguns cuidados no seu dia-a-dia, para prevenir o aparecimento das ondulações, ou a sua evolução, caso já esteja instalada.
 
A prática de exercício físico ajuda a queimar gordura que esteja acumulada, ao passo que melhora também o sistema circulatório. Ande, corra, nade, pedale, dance, faça ginástica... O importante é que tente dedicar alguns minutos da sua rotina ao desporto. Se for adepto de acordar cedo, pode fazê-lo antes de ir trabalhar; se, pelo contrário, preferir o final do dia, aproveite para fazer exercício antes de regressar a casa.
 
Ter bons hábitos alimentares é um dos pontos essenciais para se ter uma vida saudável, e igualmente importante para prevenir o aparecimento ou evolução da pele casca de laranja. Inclua na sua alimentação os legumes (coma uma porção de "verdes" a cada refeição principal) e a fruta, e reduza os açúcares e as gorduras. Modere ainda o consumo de sal e os molhos. Hidrate-se, beba bastante água. Os cremes e os suplementos alimentares são bons aliados, complementando a alimentação saudável e o exercício.
 
 
Três ações de prevenção:
 
- Evite uma vida sedentária e aposte num dia-a-dia com exercício
- Reduza o consumo de doces, fritos e salgados
- Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia
 
Artigo original publicado na Revista Cuidar, maio 2015.