Combater o cansaço em viagem
24 de julho de 2015

Férias e verão são duas palavras indissociáveis. Esta época traz consigo as viagens, por vezes longas, que se podem tornar perigosas se o condutor não estiver alerta. A fadiga é um fator de risco para quem conduz. A Prevenção Rodoviária Portuguesa adverte para os perigos do cansaço na estrada.


Segundo a entidade, o impacto da privação de sono durante 24 horas é equivalente ao de 1,00g/ de álcool no sangue. Os tempos de reação tornam-se mais longos, a coordenação psicométrica fica diminuída e o processamento de informação é menos eficiente.

Assim, para evitar o cansaço e a fadiga, há certas recomendações que devem ser seguidas. Iniciar a viagem bem repousado é a primeira regra obrigatória para uma condução segura. Tomar refeições ligeiras e não ingerir bebidas alcoólicas é uma estratégia a levar em conta. Também, ter em atenção medicamentos que possam causar sonolência. Por fim, a Prevenção Rodoviária Portuguesa aconselha a parar 15 minutos a cada duas horas de condução, saindo do veículo para fazer alguns movimentos.

 

[Fonte: Vital Health]