CRIADOS DOIS CENTROS MÉDICOS ACADÉMICOS NO PORTO
31 de agosto de 2015
Os dois primeiros centros médicos académicos do Porto passam a existir, oficialmente, a partir de amanhã. Irão combinar as duas escolas de medicina mais procuradas pelos estudantes portugueses, com a experiência reconhecida de dois centros hospitalares do Porto.
A cerimónia de assinatura das portarias que permite a criação de dois consórcios entre a Universidade do Porto - através da Faculdade de Medicina (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) - e os Centros Hospitalares da cidade - o Centro Hospitalar de São João, EPE (CHSJ) e o Centro Hospitalar do Porto, EPE (CHP) ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos), pelas 17 horas de hoje.
O objetivo é "criar ferramentas que ajudem na investigação clínica, reforçando a parceria entre universidades e hospitais. Ao criar este consórcio, de uma forma tão intensa, o conhecimento irá, sem dúvida alguma, passar mais rapidamente para o doente, que é o objetivo dos nossos investigadores", disse ao JN o diretor do ICBAS, António Sousa Pereira. O professor catedrático destacou ainda o facto de se "abrirem portas aos alunos, o que é bom para dar saltos qualitativos nos programas de pré graduação e nos programas doutorais, promovendo-se assim a melhoria da investigação e do ensino médico, e a prestação de cuidados de saúde à população".
O docente realçou ainda que a união destas instituições irá permitir angariar financiamento e recursos para novas investigações uma vez que, dessa forma, já podem candidatar-se aos fundos europeus Portugal 2020.