Especialistas concordam: medicamentos biossimilares com grande potencial
10 de setembro de 2015

 Especialistas nacionais e estrangeiros convergiram no grande potencial dos medicamentos biossimilares como forma de Portugal aumentar o acesso à inovação farmacêutica em condições de sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

Esta e outras conclusões surgiram hoje na Conferência sobre medicamentos biossimilares, iniciativa promovida pelo Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P.
No encontro participaram grandes especialistas, portugueses e estrangeiros, nas várias vertentes de abordagem deste tipo de fármacos. Entre os participantes nacionais o evento contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, António Ferreira e o Presidente do Centro Hospitalar do Porto, Sollari Allegro.

Os biossimilares são os genéricos dos medicamentos biológicos. Um medicamento biológico tem uma substância ativa obtida ou derivada de um organismo vivo, como, por exemplo, a insulina ou a hormona do crescimento. Os medicamentos biossimilares e os seus biológicos de referência são normalmente utilizados na mesma dose para tratar a mesma doença.

Nos últimos anos, Portugal tem apresentado fortes taxas crescimento em alguns medicamentos biossimilares, sendo por isso apontado como um exemplo na União Europeia, mas noutros apresenta ainda margens de progressão consideráveis.

Os medicamentos biossimilares garantem os mesmos padrões de qualidade, eficácia e segurança que os biológicos de referência, mas são mais baratos, pelo que a sua crescente utilização terá um impacto significativo nos orçamentos dos hospitais.

[Fonte: Infarmed através de Medlog Sgps]

 

 

Imagem: Medlog Sgps