Alimentação no pós-parto pode beneficiar bebé
13 de outubro de 2015

A alimentação deve ser uma preocupação constante na vida de todos, mas deve ser especialmente cuidada no momento pós-parto, pois pode beneficiar a saúde e bem-estar do bebé. A propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, conheça aqui alguns conselhos-chave para uma alimentação rica em benefícios para as mães e seus bebés.


A nutricionista Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, explica que é importante que a mãe ingira três porções de lacticínios diariamente, pois são importantes fontes de proteína e cálcio, um mineral fundamental para a produção de leite materno e para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebé. A nutricionista adianta ainda um truque importante: a melhor hora para a mãe fazer as refeições é depois de amamentar, porque é um momento mais tranquilo para ela e para o bebé.

Ana Rita Lopes reforça a importância de existirem seis refeições diárias, três principais e três pequenos lanches, com um intervalo de três horas entre cada uma delas. O pequeno-almoço deve incluir um produto lácteo meio-gordo ou magro, um alimento cereal (pão, flocos de cereais ou tostas) com acompanhamento (uma fatia de fiambre, queijo, manteiga ou compota) e uma porção de fruta.

"Alternar a composição das refeições principais entre carne, peixe ou ovo é um dos truques que costumo sugerir nas minhas consultas, incentivando as recém-mamãs a ingerirem carnes menos gordas e incluírem peixe gordo – fontes de ómega 3 (salmão, sardinha, atum) nas suas refeições pelo menos duas vezes por semana", acrescenta a profissional.

 

[Fonte - texto e imagem: Vital Health]