Tabagismo é uma das principais causas do cancro do pulmão
16 de novembro de 2015

A União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) marca o Dia Nacional do Não Fumador, a 17 de novembro, com rastreios aos pulmões. "O consumo do tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir" e "Não Fume! Por si. Pela sua família. Pela sua Saúde e pela dos que o rodeiam" são os lemas deste rastreio.


Os rastreios realizam-se das 12h00 às 18h00, no Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, em Lisboa.

Cláudia Costa, porta-voz da UHDC, lembra que "o tabagismo é o principal fator de risco para o cancro do pulmão, a principal causa de morte por doença oncológica nos países ocidentais. Nesse sentido, o primeiro passo para diminuir este risco deve ser deixar de fumar. Par além disso, a probabilidade de cancro do pulmão em fumadores é 15 vezes superior à dos não fumadores."

A UHDC quer alertar a população para os malefícios do tabaco e evidenciar os efeitos nocivos que o monóxido de carbono tem sobre o organismo, incentivando as pessoas a não fumar e a adotar um estilo de vida saudável.

Segundo um estudo do Instituto Português de Oncologia (IPO), cerca de 90% dos casos do cancro do pulmão estão associados ao tabagismo.

Para mais informações visite doentescomcancro.org.

 

 

[Fonte: Vital Health]