Falta vacina. Idosos gastam mais dinheiro
5 de dezembro de 2015

Os idosos que precisem prevenir a pneumonia, de se vacinar para prevenir a pneumonia, devido ao aproximar das baixas temperaturas do inverno, têm de pagar 59,49 euros para comprar a vacina Prevenar (Pfizer). É que a outra opção, a Pneumo 23, muito mais barata (custa 12,61 euros), está esgotada desde o dia 29 de outubro. Ao CM, fonte do gabinete de comunicação do laboratório Sanofí Pasteur, que produz a Pneumo 23, afirmou que a previsão para a reposição daquela vacina nas farmácias é "durante o mês de dezembro". 

Segundo o gabinete de comunicação da Autoridade Nacional do Medicamento (Infar -med), a rutura da Pneumo 23 deve- se a "dificuldades momentâneas na sua produção': "O laboratório e o instituto estão ativamente a colaborar neste mês para, em breve, abastecerem o mercado com a referida vacina, por forma a minimizar o impacto desta rutura", referiu o Infarmed. 

Segundo especialistas ouvidos pelo CM, a vacina Pneumo 23 está indicada a partir dos dois anos de idade e para pessoas com mais de 65 anos. Os doentes com o sistema imunitário debilitado, doenças crónicas ou infetados com sida têm indicação para serem vacinados.


[Fonte: Grupo Cooprofar-Medlog]