Prevenção. As embalagens de medicamentos genéricos vão ser todas iguais, em cores ou tamanhos, destacando só o nome da substância ativa em detrimento da marca, que terá destaque reduzido.
Esta é uma das medidas que o ministério quer tomar para incrementar o uso de genéricos e evitar trocas de medicamentos, que podem pôr em causa a saúde de doentes. Ontem, o ministério anunciou ainda que quer reduzir as comparticipações de medicamentos com eficácia menor ou benefício duvidoso.
“As embalagens serão idênticas, porque muitos doentes, principalmente idosos, têm tendência para consumir mais. Tomam mais doses por dia porque as embalagens são diferentes ou têm uma fantasia diferente”. A medida tem o acordo da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos (Apogen) e foi aplaudida pela Ordem dos Médicos que há muito a defende em nome da saúde pública.
Além de um Simplex para a Saúde, Manuel Delgado referiu ainda que as comparticipações de medicamentos “com pouco valor acrescentado ou eficácia duvidosa vão ser reduzidas”. Mas recordou que a estratégia global “não é retirar com participação aos medicamentos”.
[Fonte: DN]