Dia do Coração: pequenas mudanças fazem a diferença
29 de setembro de 2016
"É o coração que toma conta da nossa vida. Ajuda-nos, todos os dias, a sermos mais saudáveis, mais felizes e mais fortes. Mas, quem toma conta do nosso coração somos nós! Pequenas mudanças podem transformar a nossa vida. Pequenas mudanças podem dar mais e melhor tempo ao seu coração". Esta é a principal mensagem que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) divulga a partir de hoje, o Dia do Coração, no âmbito de uma campanha de educação para a Saúde cardiovascular. Visite www.euamoviver.com.

 

As doenças cardiovasculares (DCV) são a maior causa de morte em Portugal e no mundo. E 80% dessas mortes poderiam ser evitadas se todos controlássemos os fatores de risco: tabagismo, colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e sedentarismo.

 

Porém, a SPC alerta que cerca de 55% da população portuguesa, entre os 18 e os 79 anos, apresenta pelo menos dois destes fatores de risco. Metade da população portuguesa tem excesso de peso ou obesidade, 40% dos portugueses tem hipertensão arterial, 30% tem colesterol muito elevado, 25% são fumadores e 13,1% dos portugueses, entre os 20 e os 79 anos, tem diabetes.

 

A fadista Gisela João e os atores Marcantónio Del Carlo e Patrícia Bull são os embaixadores da campanha "Eu Amo Vive", que terminará em maio de 2017, o mês do coração.

 

O Dia Mundial do Coração foi criado no ano 2000, com o objetivo de alertar as populações mundiais para o facto da doença cardíaca e o acidente vascular cerebral serem as principais causas de morte do mundo, causando 17,5 milhões de mortes por ano. O tema deste ano é “Quem toma conta do meu coração sou eu!”.
 
 
 
[Fonte: Vital Health]