Ter um animal em casa como companhia é sempre agradável, mas há que assumir certas responsabilidades: assim mantenha-o saudável zelando pela saúde de toda a família.
• Reserve-lhe um espaço próprio, mas separe a zona de alimentação da zona destinada às "necessidades" fisiológicas.
• Use utensílios próprios para os alimentos e a água, nunca a louça da família.
• Mantenha limpo o caixote de areia do gato, substituindo-o pelo menos uma vez por semana e colocando-o num chão lavável (um tapete é um alvo fácil da urina).
• Na rua, eduque o seu cão para fazer as "necessidades" em locais próprios e de forma a que não ponha em risco a saúde das pessoas.
HORA DO BANHO: O banho faz parte da higiene animal, contudo não deve ser dado com muita frequência uma vez que enfraquece o pêlo, diminuindo a sua capacidade isolante e protectora. Os cães antes dos dois meses não devem tomar banho, mas a partir daí a frequência varia consoante a raça e o ambiente onde está o animal. Os gatos são animais limpos, que promovem a sua própria higiene.
O banho é um momento necessário, mas sempre delicado: O banho tanto pode ser dado no exterior como na banheira. Neste caso um tapete antiderrapante é útil. Procure ter todos os acessórios à mão.
- Use água morna e champô próprio, pois o de uso humano é mais agressivo.
- Proteja as orelhas do animal com uma pequena bola de algodão, para impedir a entrada de água, e evite que o champô vá para os olhos para não causar irritação. - No caso do gato coloque-o dentro da banheira já com água, molhando-o com suavidade e tentando manter-lhe a cabeça fora de água.
- O jacto de água deve estar o mais próximo possível do pêlo, lavando da parte traseira para a cabeça. Enxagúe muito bem, mas em sentido contrário. O focinho deve ser molhado com gestos suaves e um jacto de água fraco.
- Para uma higiene rápida, pode apenas passar por água ou utilizar produtos de aplicação a seco (champô ou pó).
HORA DE ESCOVAR: Todas as raças de cães ou gatos, independentemente do tipo de pêlo, precisam de ser escovados. É que escovar mantém o pêlo limpo e saudável porque remove resíduos e parasitas, permite detectar lesões da pele e favorece a renovação capilar. Assim:
- Use acessórios próprios - escovas e pentes para cães e gatos.
- Escove mais vezes na época de muda de pêlo.
- As raças de pêlo longo escovam-se com mais frequência, para evitar que se formem nós ou tufos.
- A tosquia deve fazer-se de acordo com a raça do cão ou a época, por um profissional.
PEQUENOS GRANDES CUIDADOS: Ouvidos, olhos, unhas e bigodes devem merecer cuidados particulares:
Ouvidos - use um cotonete ou uma mecha de algodão, seco ou embebido em água, mas sem penetrar no canal auditivo.
Olhos - use uma bola de algodão embebida em água, insistindo nos cantos.
Unhas - apare-as regularmente, mas não muito rente e sempre com um utensílio adequado: as dos gatos exigem um esforço adicional pois retraem.
Bigodes - órgão sensorial dos gatos, devem ser limpos após as refeições.
DENTES SÃOS: Tal como nós, cães e gatos também acumulam tártaro, desenvolvem cáries e outras doenças dos dentes e da boca. Daí a importância da saúde oral:
Escove os dentes do seu animal com regularidade; habitue-o desde pequeno, esfregando dentes e gengivas com acessório adequado (gaze, dedeira, escova). - Use dentífrico específico para o seu animal.
- Vigie a alimentação.
- Leve-o ao veterinário se detectar sinais de infecção: mau hálito, gengivas vermelhas e inchadas, placa amarelada sobre os dentes, sangramento ou dor ao toque.