Quando o sol brilha, mais pele é exposta… e outros cuidados são necessários!
10 de Março de 2017

Quando o tempo aquece as zonas do corpo que andaram escondidas durante o inverno ficam mais expostas e, consequentemente, mais vulneráveis, requerendo uma atenção especial. Rosto, braços, a zona do decote, os pés e as mãos enfrentam os raios solares diariamente, pelo que as defesas naturais da pele devem ser reforçadas com a aplicação de um hidratante adequado ao tipo de pele e à zona do corpo.

 

Os cuidados de hidratação não devem resumir-se à pele do rosto! Devem sim estender-se a todo o corpo, sendo importante o reforço da proteção nas zonas mais sensíveis ou de maior exposição à radiação solar. Além da hidratação, é essencial não esquecer a proteção solar. Deve optar por produtos adequados ao seu fototipo e ao tipo de pele.

De modo a prevenir as consequências nefastas da radiação, desde o envelhecimento precoce ao cancro cutâneo, passando pelos dolorosos “escaldões”, peça ajuda ao seu farmacêutico na escolha do protetor e do hidratante mais adequado à sua pele. Na farmácia, encontra protetores sob a forma de creme, loção, gel, óleo, entre outras texturas, podendo escolher aquela que mais lhe agrada.

Por apresentarem uma sensibilidade aumentada, os lábios requerem a utilização de um stick protetor, o qual pode também ser aplicado nas zonas mais sensíveis do rosto. O mesmo se aplica a outras zonas de pele com características específicas como cicatrizes, sinais e tatuagens.

Os cabelos devem igualmente ser protegidos. O sol, a água do mar, o cloro das piscinas fazem parte dos momentos de prazer da época de calor, mas a sua ação conjugada fragiliza os cabelos. Deixa-os secos, ásperos, baços e quebradiços. Alguns cuidados essenciais possibilitam a manutenção da beleza do cabelo: aplicação de um protetor solar capilar, a utilização de um chapéu ou lenço e o uso de produtos específicos para a lavagem e hidratação dos cabelos após a exposição solar. Evite o uso excessivo de secadores e de placas térmicas: agridem o cabelo e acentuam os estragos do verão.

Desfrute do bom tempo e das atividades que o bom tempo e os dias logos proporcionam, mas não se esqueça: há cuidados que deve ter para manter a saúde e beleza do seu corpo e cabelo!

 

[fonte: farmaciasportuguesas.pt]