Conheça as 5 razões pelas quais a água do mar faz bem à saúde
30 de Junho de 2017

Nesta época do ano, o calor começa a apertar e a vontade de mergulhar na água fresca do mar não para de crescer. Ir à praia é sinónimo de férias bem passadas, mas também tem efeitos comprovados na saúde e bem-estar. O segredo é mesmo a água salgada, rica em minerais como magnésio, cálcio e sulfatos.

 

Mais do que uma mezinha antiga, a ciência tem confirmado os benefícios do mar para várias doenças, sobretudo ligadas à pele, problemas respiratórios e sistema imunitário. O Hospital Lusíadas Porto explica porquê.

 

1. Um bálsamo para a pele: o mar é como um rejuvenescedor para a saúde da pele. Tem efeitos positivos no alívio dos sintomas associados à dermatite, diminuindo a dor e a inflamação na pele, e também ajuda a sarar feridas devido às propriedades antisséticas. Mas atenção, é preciso ter cuidado com a poluição e bactérias se tiver feridas abertas quando for a banhos de mar.
2. Um alívio para nariz e pulmões: inalar água do mar é equivalente a respirar saúde. Um estudo do Hospital Royal Prince Alfred (Austrália) confirmou que a inalação de uma solução de água salgada resulta em muco nasal mais fino, redução de tosse, alívio da pressão da sinusite e melhoria das funções pulmonares.

 

3. Redução da dor em doenças crónicas: nadar na água fria do mar pode ser também um alívio para dores músculo-esqueléticas relacionadas com diversas doenças crónicas, já que o contacto com a água fria permite a libertação de hormonas e consequentemente o alívio da dor.

 

4. Reforço do sistema imunitário: o ambiente marinho contém elementos essenciais para reforçar o sistema imunitário do corpo humano, como sais minerais e vitaminas, que são facilmente absorvidos através da pele, quando nada ou, até, num mero passeio à beira mar. Além disso, as temperaturas baixas da água do mar também contribuem para um revigorar natural.

 

5. Um mar de tranquilidade e bem-estar: a água do mar tem benefícios físicos, mas também psicológicos, sobretudo ao nível do bem-estar. Vários especialistas defendem que a água do mar tem um efeito calmante, sobretudo devido à sensação de leveza causada pelo nível de salinidade dos mares e oceanos.
 
 
 
Fonte: vitalhealth.pt