Seis benefícios do desporto ao ar livre
30 de Junho de 2017

 O desporto traz inúmeros benefícios. Diversos estudos sugerem que andar ou praticar exercício físico ao ar livre, não só, é mais fácil e mais barato, mas também, faz melhor à Saúde, do ponto de vista físico e mental. Conheça aqui os seis benefícios de praticar desporto ao ar livre.

 

1. Mais motivação
Um estudo de 2012 de um grupo de investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido concluiu que a natureza estimula os sentidos e isso torna a atividade física mais agradável, o que ajuda à motivação. O exercício ao ar livre é mais estimulante que o desporto “entre quatro paredes”, potenciando nos participantes “a vontade de repetir”.

 

2. Prático e acessível
Não há horários nem rotinas, para quem pratica desporto ao ar livre. A liberdade é total. Investigadores norte-americanos das universidades da Califórnia e San Diego monitorizaram a atividade física de 896 pessoas com mais de 66 anos, durante três anos, e concluíram que as pessoas que preferiam as atividades de ar livre eram significativamente mais ativas, praticando em média 30 minutos de exercício semanal.

 

3. Vitalidade natural
De acordo com um estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, vinte minutos de contacto com a natureza são suficientes para sentir uma melhoria significativa de vitalidade o resto do dia. “As pessoas com maior vitalidade também são mais resilientes em relação às doenças”, lembrou Richard Ryan, psicólogo e responsável pela pesquisa, publicada em 2010, no Journal of Environmental Psychology.

 

4. Mais concentração
Vinte minutos de caminhada na natureza ajudam a manter o foco, aumentando os níveis de atenção. A conclusão é de um estudo da Universidade de Illinois que, em 2004, comparou os níveis de concentração de crianças com perturbação da hiperatividade e défice de atenção após passeios com a mesma duração, feitos em ambientes de natureza e cenários urbanos.

 

5. Bem-estar e Saúde mental
Praticar desporto liberta endorfinas, as chamadas hormonas do prazer, reduz o stresse e promove o bem-estar. Neste âmbito, investigadores de Glasgow, em 2012, decidiram analisar os hábitos de exercício de perto de duas mil pessoas, e as diferenças entre o exercício indoor e outdoor foram significativas. De acordo com o estudo, os benefícios para a Saúde mental podem crescer até mais 50% quando o exercício físico é feito em parques ou florestas em vez de num ginásio. Os especialistas não consideraram a duração ou intensidade, mas sim a frequência da prática: fazer exercício fora de portas uma vez por semana produz resultados visíveis e os ganhos na prevenção de doenças do foro mental como a depressão, são consideravelmente maiores para quem faz desporto ao ar livre duas ou mais vezes.

 

6. Gastar calorias
Os obstáculos do exercício ao ar livre podem revelar-se aliados, se a ideia é também perder peso ou encurtar o tempo da atividade — segundo os especialistas o dispêndio de calorias é 5% maior. Os declives do terreno e a resistência do vento obrigam um corredor, ou um ciclista, a gastar mais energia para percorrer a mesma distância, sublinha um artigo do The New York Times, com base em estudos comparativos de performance.