Quanto não vale um sorriso…
23 de Agosto de 2017

Os dentes e as gengivas não prescindem de higiene oral após as refeições. E quando assim acontece, estamos naturalmente a prevenir a maior parte das doenças da boca.

E quem diz dentes, diz à volta dos dentes. Se a higiene e o cuidado oral não forem adequados, surge a conhecida placa bacteriana e as cáries. Nas gengivas, a placa que se acumula aos poucos pode afetar irreversivelmente os tecidos de suporte dos dentes, dificultando os tratamentos e podendo levar mesmo à perda de dentes.

Gestos tão fáceis e tão simples, como uma correta técnica de escovagem, a escolha da escova certa e do dentífrico adequado e na quantidade necessária, contribuem para evitar a maior parte das afeções da boca.

A higiene oral é, comprovadamente, a medida mais eficaz para prevenir as doenças orais e deve ser complementada por uma alimentação adequada e por não fumar.

Daí, a importância de:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, uma delas obrigatoriamente antes de deitar.
  • Utilizar um dentífrico com flúor (1000 – 1500 ppm)
  • Usar o fio dentário diariamente
  • Evitar o consumo de bebidas e alimentos açucarados, que muito contribuem para a formação da placa bacteriana, e os alimentos que aderem aos dentes como por exemplo bolachas e gomas.

 

Entretanto, tudo o que precisa saber sobre higiene oral… a sua Farmácia tem.

 

 

 
[Fonte: farmaciasportuguesas.pt]