Não gosta de beber água? Assim é mais fácil!
9 de Setembro de 2017
A água é o principal componente do corpo humano, representando cerca de 60 a 70% do peso corporal. É sabido que devemos beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. Se esta meta lhe parece uma missão impossível, a nutricionista Ana Rita Lopes, partilha várias alternativas originais para não deixar de beber água.

 

Quase todos os alimentos têm água na sua constituição, tais como os hortícolas, frutos e laticínios. No entanto, a verdade é que a água que ingerimos nos alimentos não nos chega. A ingestão hídrica deve ser sobretudo aumentada durante a prática de atividade física, em temperaturas ambientais elevadas e altitudes elevadas (incluindo viagens aéreas), em situações de doença acompanhada de febre, vómitos ou diarreia e durante a gravidez e aleitamento. 

 

Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde, além de ingerir alimentos que contém água, todos os dias as mulheres devem ingerir 1,5 L de água por dia e os homens 1,9 L. Para tal, a coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa revela cinco ideias criativas para ingerir água: 

 

1. Infusões: bebidas elaboradas através da imersão de folhas de plantas em água quente/fervente para que as substâncias aromáticas passem para a água. Uma boa opção para beber à temperatura ambiente ou com cubos de gelo.

 

2. Água aromatizada: neste caso pode optar por aromatizar a água, por exemplo, com casca de limão ou laranja, pau de canela ou folhas de hortelã, sem recorrer a fervura.

 

3. Águas com sumo de fruta: uma mistura de água mineral e sumo de fruta natural, sem adição de açúcar, torna mais apelativo, devido ao aroma e cor, o consumo de água. Contudo, é importante ressalvar que apesar de não ter adição de açúcar, tem sempre os açúcares naturalmente presentes na fruta e, por isso, calorias acrescidas.

 

4. Água gaseificada com ou sem sabores: a água gaseificada é criada (ou existe naturalmente) através da dissolução de dióxido de carbono (CO2) em água. Quando é combinada com os sabores da fruta, esta água adquire um sabor adocicado, mas um reduzido teor calórico, uma vez que tem adoçantes na sua constituição.

 

5. Sumos de fruta natural: a fruta é rica em água, pelo que é possível a hidratação através destes sumos. Pode optar por fazer um sumo utilizando apenas uma porção de fruta e colocando a restante porção em água ou cubos de gelo. Neste caso, é preciso ter em atenção que as frutas têm açúcares naturais e como tal devem ser respeitadas as quantidades recomendadas pela Roda dos Alimentos Portuguesa ( três a cinco peças por dia).