No regresso às aulas “Olhe pelas Suas Costas”
10 de Setembro de 2017

Setembro está a chegar e traz com ele o regresso às aulas. Neste contexto, a campanha “Olhe Pelas Suas Costas” alerta a população para a importância de escolher a mochila escolar em função das suas características ergonómicas e sensibiliza os pais para a utilização correta deste acessório.

 

Fatores como o peso, o material e o tamanho devem influenciar a escolha de uma mochila, de forma a evitar problemas de coluna. Pelo contrário escolher uma mochila com base nos “bonecos” que as crianças mais gostam ou nas “tendências da moda” pode significar uma má opção. Quem o diz é Paulo Pereira, neurocirurgião e coordenador da campanha Olhe pelas Suas Costas. Para o ajudar a fazer a escolha certa, minimizando os riscos para a coluna vertebral no seu transporte diário, a campanha deixa algumas recomendações:

 

•A mochila deve ter duas alças largas bem acolchoadas.
•O peso da mochila, já com os livros e material, não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança/jovem.
•A mochila deve ser utilizada de forma simétrica nos dois ombros.
•Deve ficar centrada a meio da coluna (alargar o comprimento da alça para retirar a mochila mais facilmente não é aconselhado). 
•O material mais pesado deverá ser colocado junto ao corpo para evitar alterações na postura.
•Especialmente em mochilas com bolsas laterais, o peso do conteúdo deve ser distribuído de forma simétrica 
•Se o percurso até à escola for longo e sem escadas, uma mochila com rodas é vantajosa para diminuir o esforço. Noutros casos não é tão aconselhada.
•A mochila deve conter apenas o material necessário para o dia em questão.

 

O coordenador da campanha refere ainda que, para além destes fatores, “o aumento progressivo do peso do material escolar” é uma situação preocupante e “que deve ser combatida por todos, a começar pelos pais e pelos educadores em prol da saúde das gerações mais jovens”.

 

A campanha Olhe pelas Suas Costas, lançada em 2009, é uma iniciativa que visa sensibilizar a população para a problemática das dores nas costas, alertar para as suas consequências na vida pessoal e profissional dos portugueses, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e conta com o apoio da Medtronic.
 
[Fonte: Vital Health]