Como lidar com a depressão pós-férias
17 de Setembro de 2017

 Dificuldade em voltar ao trabalho depois de uma merecida pausa? Aproveita estas 8 dicas para dar cabo da neura pós-férias.

 

Sejamos sinceros, não há ninguém que goste de regressar à vida real depois das férias. Já todos passámos por aquela neurazinha de fim de férias que se instala quando o trabalho – e um montão de e-mails – estão já ali ao virar da esquina. A rotina entediante do dia-a-dia aproxima-se a passos largos e a tua conta bancária está a funcionar em serviços mínimos… até dói.
Perguntámos a milhares de viajantes, espalhados por 20 países diferentes, como se sentiram a voltar das férias. Um em cada quatro sentiu-se stressados por estar a regressar a casa e quase metade – 45% – sentiram-se tristes ou deprimidos por voltar ao trabalho depois das férias.

Na realidade, as coisas não têm de ser assim tão difíceis. Juntámos oito dos nossos melhores conselhos para lidar com a depressão pós-férias, tudo para te ajudar a fazer uma transição suave da alegria das férias para a monotonia do quotidiano e para deixares o stress à porta de casa.

1. Planeia já as próximas

De acordo com os investigadores da Sociedade Internacional para os Estudos da Qualidade de Vida, a melhor parte das férias nem sequer são as férias em si – é o planeamento, a excitação e a antecipação. Por isso quando estiveres no aeroporto ou no voo para voltar para casa, não percas tempo – começa já a pensar na próxima viagem!

2. Assume a depressão

É essencial perceberes que aquilo que estás a sentir é “só” aquela depressão pós-férias e que não é nada de muito grave. Até podes sentir que a tua vida está a ser incrivelmente aborrecida, mas tira cinco minutos para uma pausa sossegada e toma nota de tudo o que é bom na tua vida. Não interessa se estás na praia ou no escritório – se pensares bem, a vida é mesmo espectacular.

3. Prepara-te para chegar a casa – antes de sair

Embora seja fácil deixares-te levar pela excitação e sair porta fora, deixando aquele pacote de leite a apodrecer no frigorífico e uma caixa cheia de e-mails por responder no trabalho – vale a pena tirar tempo para preparar o regresso a casa. É sempre difícil voltar ao emprego depois das férias, mas saber que deixaste tudo impecável vai ajudar-te a desligar. E, quanto à casa, não deixes a roupa que não cabia na mala espalhada pelo chão – e não te esqueças de deitar fora o leite.

4. Revê as tuas recordações

Tudo bem, já te voltaram a acorrentar à secretária, mas não tens de passar o dia TODO a olhar para o ecrã. Imprime uma fotografia das férias (sim, uma fotografia a sério), e cola-a ao pé do teu computador. Vai-te ajudar a reter a frescura das férias e inspirar-te a voltar a viajar assim que possas. Se tens Instagram, recomendamos a app Lalalab : é só escolheres as tuas fotografias do Instagram preferidas e elas chegam-te impressas no correio. Fácil.

5. Vai com calma

Começa devagarinho e trata-te bem. Se possível, agenda um dia ou dois para te reajustares à rotina, lavar a roupa e pôr os sonos em dia. Se tens mesmo de voltar logo para o trabalho, prepara o teu regresso antes de saíres (vê a dica número três!), e tenta começar a meio da semana – assim a primeira semana é mais curta. De acordo com o nosso Estudo Anual de Voos, o dia mais barato para voar é à terça-feira, por isso encaixa na perfeição!

6. Escapadinhas de fim-de-semana

As tuas próximas férias não têm de ser daqui a mil anos. Porque não dar uma escapadinha de fim-de-semana? Vai “para fora cá dentro” ou algures por perto – às vezes o que importa é sair da cidade. Para te inspirares, dá uma olhadela nas nossas City Breaks.

7. Muda qualquer coisa

Voltar das férias e ver que nada mudou e que a nossa casa continua com as mesmas coisas de sempre pode ser um bocadinho deprimente. Então, porque não mudá-la? Não é verdade que a vida parece muito menos complicada quando levamos apenas uma mala às costas? Livra-te daquilo que não interessa e faz uma boa limpeza. Ficas com um espaço novo e fresco para recomeçares a todo o gás.

8. Exercita o corpo e a mente

Sim, nós sabemos – ninguém quer ler conselhos sobre como fazer exercício físico, mas não há como negar a ciência: aquelas endorfinas que nos animam enquanto estamos de férias são as mesmas que produzimos enquanto treinamos. E se não tens mesmo paciência para te arrastares até ao ginásio, então sai de casa e vai socializar. Passar tempo com os amigos e manter o estado de espírito em altas dá o mesmo resultado – embora sem os mesmos benefícios físicos.

Quisemos partilhar estes conselhos para te ajudar a fugir da clássica depressão pós-férias, e tentámos que fossem o mais realistas e realizáveis possível… e não precisas de segui-los todos. Experimenta um, e, se não resultar, tenta outro. E não te esqueças, o sítio onde moras também tem coisas boas, e a tua próxima aventura pode estar mais perto do que imaginas.

 

[Fonte: momondo.pt]