Faqs:

 

QUEM PODE DISPENSAR MEDICAMENTOS NO DOMÍCILIO?

As farmácias e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (apenas para os medicamentos que não exijam receita), desde que estejam registados no Infarmed para a entrega de medicamentos ao domicílio.

COMO SE PODERÁ RECONHECER UM SITE AUTORIZADO PARA A DISPENSA DE MEDICAMENTOS?

O facto de um site estar sediado em Portugal ou ser escrito em Português não significa que esteja autorizado a utilizar a Internet para receber encomendas de medicamentos.
Para saber quais os sites registados, deverá ser consultado a Pesquisa de farmácias e locais de venda de MNSRM que dispensam medicamentos ao domicílio ou através da Internet.

NÃO HÁ PERIGO DOS CONSUMIDORES CONFUNDIREM ESTA POSSIBILIDADE DE ENCOMENDA ATRAVÉS DA INTERNET COM OS SITES ILEGAIS?

Sim, daí a importância de esclarecer os consumidores sobre a forma de pesquisar os sites autorizados, através do site do Infarmed. Neste sentido, o Infarmed irá promover uma campanha sobre “Medicamentos e Internet”, para alertar e esclarecer os consumidores.

QUE PERIGOS INCORREM OS CONSUMIDORES AO NÃO UTILIZAR SITES AUTORIZADOS?

A compra através de sites não autorizados não garante o acesso a medicamentos com qualidade, segurança e eficácia, sendo uma forma de comercializar medicamentos contrafeitos.
Comprar medicamentos via Internet sem ser pelos canais licenciados, previstos na lei, põe em risco a saúde dos cidadãos (sem garantia das condições de conservação, nem de acompanhamento médico ou farmacêutico).

A FARMÁCIA CHAVES FERREIRA PODE ENTREGAR MEDICAMENTOS EM QUALQUER ZONA DO PAÍS?

Não. A Farmácia Chaves Ferreira apenas pode assegurar a entrega de medicamentos ao domicílio no concelho de Vila Real e aos concelhos limítrofes, ou seja, Amarante, Mondim de Basto, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião  e Vila Pouca de Aguiar.

QUEM PODE FAZER A ENTREGA DOS MEDICAMENTOS?

A legislação refere que “A entrega ao domicílio deve ser feita sob a supervisão de um farmacêutico, no caso de farmácia.

 
A entrega ao domicílio de medicamentos sujeitos a receita médica tem que respeitar as regras de dispensa de medicamentos sujeitos a receita médica. Assim, os profissionais que irão proceder à entrega domiciliária deverão ter habilitações e formação adequada à dispensa de medicamentos sujeitos a receita médica.
A entrega ao domicílio de medicamentos não sujeitos a receita médica tem igualmente de respeitar as normas de dispensa de medicamentos não sujeitas a receita médica, ou seja, os profissionais que os podem dispensar nos locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, devem possuir formação adequada à dispensa de medicamentos.

A FARMÁCIA PODE ENVIAR OS MEDICAMENTOS POR CORREIO OU ESTAFETA?

Não, a legislação determina que os medicamentos devem ser entregues ao domicílio respeitando as normas de supervisão, habilitação e formação adequada à dispensa de medicamentos e respeitar as regras de transporte previstas nas boas práticas de distribuição de medicamentos.
As Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos determinam:
 "(…) 9.4 - Os medicamentos devem ser transportados em todo o seu circuito por forma que:
a) Não se perca a sua identificação;
b) Não contaminem nem sejam contaminados por outros produtos ou materiais;
c) Sejam adoptadas precauções especiais contra o derrame, a rotura ou o roubo;
d) Estejam em condições de segurança e não sejam sujeitos a condições inapropriadas de calor, frio, luz, humidade ou outros factores adversos, nem à acção de microrganismos ou agentes infestantes.
9.5 - Os medicamentos que necessitem de controlo da temperatura durante o armazenamento devem igualmente ser transportados em condições especiais adequadas
.(…)
".

HAVERÁ POSSIBILIDADE DE RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE OS MEDICAMENTOS ENCOMENDADOS POR QUEM FAZ A ENTREGA?

Sim, quem entrega o medicamento deverá fornecer a informação necessária à adequada utilização do medicamento, a qual é da responsabilidade do director técnico da farmácia.

A FARMÁCIA CHAVES FERREIRA PODE DISPENSAR OUTROS PRODUTOS DE SAÚDE PARA QUALQUER ZONA DO PAÍS?

Sim.

LOCAL DE ENTREGA DE MEDICAMENTOS

Ao Domicílio - Um colaborador (Farmacêutico) da Farmácia Chaves Ferreira irá entregar o seu pedido no domicílio desde que se localize num dos seguintes concelhos:

1- Vila Real
2 – Vila Pouca de Aguiar
3 – Amarante
4 – Mondim de Basto
5 – Peso da Régua
6 – Ribeira de Pena
7 – Sabrosa
8 – Santa Marta de Penaguião

O pedido será expedido para a morada indicada no momento de finalização da compra. Se optar por uma morada alternativa à residência, deverá indicá-lo no momento de finalização da compra. É MUITO IMPORTANTE ASSINALAR CORRECTAMENTE A ÁREA DE RESIDÊNCIA.

O custo de entrega ao domicílio de medicamentos acresce, ao valor a pagar, uma taxa que se relaciona com a distância geográfica à Farmácia. Assim:
- Uma deslocação num raio de 5km acresce, ao valor a pagar, um montante de 5,50€.
- Uma deslocação num raio igual ou superior a 5km e inferior a 20km acresce, ao valor a pagar, um montante de 12,50€ Exemplo: Deslocação para entrega de um medicamento, numa distância inferior a 5km Valor final a pagar = Valor do pedido + 3,00€ + 5,50€ (IVA incluído)
- Uma deslocação num raio igual ou superior a 20km e inferior a 40km acresce, ao valor a pagar, um montante de 24,50€ (IVA incluído).
- Uma deslocação num raio igual ou superior a 40km acresce, ao valor a pagar, um montante de 48,50€ (IVA incluído).

O INFARMED ESTABELECE QUAL O PREÇO A COBRAR NA DISPENSA DE MEDICAMENTOS AO DOMICÍLIO?

Não, os preços são livremente fixados pelas farmácias.
Existe a obrigatoriedade da farmácia publicitar antecipadamente o valor das taxas cobradas pelos serviços prestados relacionados com a dispensa de medicamentos por via electrónica e respectiva entrega ao domicílio. As taxas cobradas aos utentes não podem diferir do publicitado pelas farmácias.

TEMPO PROVÁVEL PARA ENTREGA DOS MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE SAÚDE

O normal processamento dos pedidos ocorre entre as 9h e as 18h de 2ª a 6ª-feira. As encomendas realizadas ao fim de semana e feriados serão processadas no dia útil seguinte.

HORÁRIO DE ENTREGA DE MEDICAMENTOS OU PRODUTOS DE SAÚDE

Todas as encomendas realizadas até às 11 horas serão entregues no dia útil seguinte ou poderão ser levantadas ao balcão a partir das 15h. Todas as encomendas efectuadas após as 11horas serão entregues no segundo dia útil. Se optar pela entrega da encomenda ao balcão poderá levantar a encomenda a partir das 18h do próprio dia.

 

Haja qualquer imprevisto a Farmácia procurará sempre avisar, por contacto telefónico, o utente das eventuais alterações.

EXISTEM TEMPOS LIMITES PARA PRAZOS DE ENTREGA?

Não estão legalmente definidos, os estabelecimentos são obrigados a indicar previamente o tempo provável para a entrega dos medicamentos solicitados.

É POSSÍVEL FAZER ENTREGA DE MEDICAMENTOS AO DOMICÍLIO FORA DO HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA FARMÁCIA?

Sim, desde que a farmácia disponibilize este serviço e previamente o publicite na sua página electrónica.

O QUE FAZER NO CASO DE HAVER UMA FALHA/FALTA NA ENCOMENDA

No caso de haverem produtos em falta na entrega, é obrigatório que o cliente mencione por escrito a quantidade de produtos aceites na guia de transporte. De seguida, deverá entrar em contacto connosco por telefone com a informação do número da Guia de Transporte para solucionarmos o problema no mais curto espaço de tempo.

DEVOLUÇÕES

Porque um engano é possível e a satisfação do nosso cliente é uma das nossas prioridades, aceitamos a devolução do pedido até 15 dias após a compra.


A embalagem, que deve estar intacta e sem qualquer tipo de dano, tem que ser devolvida juntamente com o talão de compra. Para própria protecção do utente não serão aceites devoluções dos seguintes produtos: produtos danificados, medicamentos, alimentos, roupa e\ou lingerie ( ex: roupa para grávidas ou para um pós-parto,…) e meias elásticas. Os portes de envio da devolução estarão a cargo do utente. Aceite a devolução, o valor devolvido será o valor da compra. Os portes de envio da encomenda não serão reembolsados.

COMO POSSO EFECTUAR UMA ENCOMENDA?

Os pedidos podem ser realizados de uma das quatro seguintes formas:

1-Online: Através do registo no site e consequente submissão do pedido\ encomenda
2-Email: Através do envio do pedido para encomendas@chavesferreira.pt
3-Telefone: Através do número de telefone 259 338 180
4-Fax: Através do envio para o número 259 338 183

O QUE FAÇO QUANDO NÃO CONSEGUIR EFETUAR UMA ENCOMENDA ONLINE?

No caso de sentir dificuldade em realizar uma encomenda, pode sempre contactar-nos por telefone (durante o normal período de funcionamento da Farmácia) ou por e-mail. Através do nosso serviço de apoio ao cliente, poderemos ajudá-lo a concretizar a mesma. Para sua segurança e simultaneamente para qualidade do nosso serviço, as encomendas deverão ser sempre realizadas directamente pelo cliente no sistema online.

COMO VAI O INFARMED FISCALIZAR A DISPENSA DE MEDICAMENTOS POR ESTES CANAIS?

As farmácias estão obrigadas a manter um registo de todos os pedidos de dispensa de medicamentos efectuados, quer sejam por entrega ao domicílio, quer seja através de meios electrónicos.
Estes registos devem identificar os medicamentos, as quantidades dispensadas e os municípios em que foram entregues, informação que deve estar disponível para o INFARMED I.P.
No que respeita aos sites, sempre que se verificar o incumprimento das disposições legais, poderão ser retirados da lista disponibilizada pelo INFARMED I.P..

ESQUECEU-SE DA PASSWORD. COMO RECUPERA-LA?

Por razões de segurança, não temos acesso à sua password. Deve clicar, na Área de Cliente, no campo “esqueceu-se da password?”. Depois de inserir o endereço de e-mail com o qual fez o registo, receberá, instantaneamente, uma outra password que poderá alterar e personalizar novamente.

EXISTE PAGAMENTO CONTRA-ENTREGA OU PAGAMENTO POR MULTIBANCO?

Em desenvolvimento pela Farmácia Chaves Ferreira

FORMAS DE PAGAMENTO

A forma de pagamento deverá ser assinalada na fase final da compra online ou então, se optar por uma outra forma de encomenda (telefone, email ou fax) deverá assinalar a opção pretendida.

            São aceites, como meios de pagamento, as seguintes modalidades:

a)      Transferência bancária – Depois de selecionar o respectivo meio de pagamento deverá finalizar a sua compra. No final da página de confirmação da encomenda encontra-se o NIB que deverá utilizar para realizar a sua transferência. A sua encomenda será processada com a confirmação da transferência (envio do comprovativo para pagamentos@chavesferreira.pt).

b)      Pagamento na Farmácia Chaves Ferreira.

c)       Depósito em conta

COMO SE EFETUA O PROCESSO DE COMPRA?

O processo de compra é bastante simples e intuitivo. Quando visualizar o produto pretendido introduza a quantidade desejada e clique no ícone para adicionar ao carrinho de compras. Seguidamente poderá efectuar nova pesquisa ou visualizar o carrinho de compras para confirmar a sua encomenda.
De seguida, caso esteja registado, ser-lhe-á pedido para introduzir o nome de utilizador e a respectiva palavra-passe ou, caso seja um cliente novo, para preencher o registo.
No caso de ser um cliente novo, não se esqueça do preenchimento completo da sua ficha de cliente. Uma vez no carrinho de compras poderá alterar as quantidades anteriormente definidas, bastando para isso selecionar a nova quantidade.
Pode também eliminar o produto em questão da lista clicando no botão. Por fim receberá o teor da encomenda no seu e-mail e poderá também imprimir a sua encomenda. Após verificação de stocks confirmaremos por factura sua encomenda.

 

QUAL É A QUANTIDADE MINIMA DE PRODUTOS QUE POSSO ENCOMENDAR?

A quantidade mínima de encomenda é de 1 produto. 

CANCELAMENTO DE ENCOMENDAS

Encomendas cujo pagamento não seja efectuado com sucesso nos três dias seguintes à submissão do pedido\ encomenda, serão canceladas. Após a concretização de uma encomenda é possível ao cliente solicitar o seu cancelamento sem qualquer prejuízo se a mesma ainda não tiver sido despachada. Se a encomenda já tiver sido despachada, poderá providenciar a sua devolução em conformidade com as nossas Condições Gerais de Venda.

QUAL A DISPONIBILIDADE DE STOCK DOS VOSSOS PRODUTOS?

Todos os produtos que apresentamos no site estão em stock, disponíveis, salvo venda entretanto realizada ou eventual reserva. Se os produtos pesquisados não aparecem, significa que não estão disponíveis.

QUE INFORMAÇÕES DEVEM CONSTAR DO SITE DA FARMÁCIA?

São informações obrigatórias para as farmácias e para os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica na dispensa medicamentos ao domicílio ou via Internet:

"…
a) Preço dos serviços prestados relacionados com a dispensa de medicamentos e respectiva entrega ao domicílio;
b) Formas de pagamento aceites;
c) Área geográfica em que a farmácia assegura a dispensa ao domicílio;
d) Tempo provável para a entrega dos medicamentos solicitados;
e) Nome do director técnico da farmácia ou do responsável técnico do local de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica.
…"

RECLAMAÇÕES

Porque crescemos com utentes e clientes satisfeitos, preocupamo-nos com todas as reclamações que possam existir. Seja por e-mail ou por telefone estaremos sempre disponíveis para ouvir, analisar e resolver todas as situações menos positivas.

RECEITA MÉDICA

Caso deseje solicitar MEDICAMENTOS SUJEITOS A RECEITA MÉDICA, contacte-nos através do nosso número de telefone 259 338 180. Os nossos Farmacêuticos irão ajuda-lo a interpretar a receita médica e indicar o modo de proceder para finalizar todo o processo Poderá também enviar por fax a receita médica (número 259 338 183) ou digitaliza-la e envia-la por e-mail (encomendas@chavesferreira.pt)

CUSTO DE ENTREGA DE OUTROS PRODUTOS DE SAÚDE

O valor das despesas de envio para Produtos de Saúde é de 3,00€ (Portugal Continental).

VENDAS À DISTÂNCIA DE MEDICAMENTOS AO PÚBLICO

Ao abrigo do disposto no artigo 9.º-A do Decreto-Lei n.º 307/2007, de 30 de agosto, na redação introduzida pelo Decreto-lei n.º 128/2013, de 5 de Setembro, passou a ser obrigatório, a partir de 1 de julho de 2015, que as páginas na Internet de farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica que ofereçam legalmente medicamentos para venda à distância a residentes noutros Estados Membros da União Europeia, possuam o logótipo comum, que permite confirmar se o website da farmácia ou local de venda que oferece medicamentos para venda à distância se encontram devidamente licenciados.

QUAL É O OBJETIVO DO LOGÓTIPO COMUM?

Os medicamentos falsificados são uma grande ameaça para a saúde pública. A venda ilegal de medicamentos ao público através da Internet por parte de entidades não licenciadas constitui um grave risco para a saúde dos utentes, tendo-se constatado que os medicamentos adquiridos pela internet são na sua grande maioria falsificados ou ilegais.
O logótipo surge como uma medida que permite ajudar os consumidores a identificar os sites que operam legalmente.
A compra de medicamentos online através de uma farmácia ou local de venda de MNSRM devidamente licenciados, garante aquisição de medicamentos seguros.

COMO É QUE É O LOGÓTIPO COMUM?

 

(O logótipo apresentará a bandeira do país do site em causa)

COMO É QUE O LOGÓTIPO COMUM FUNCIONA?

O logótipo possui um link para o website da autoridade competente do Estado Membro onde se encontra registado o website da farmácia ou local de venda de MNSRM que ofereçam legalmente medicamentos para venda à distância a residentes noutros Estados Membros da União Europeia.
Ao clicar no logótipo, o utente vai ser reencaminhado para a lista entidades licenciadas para a venda de medicamentos online, onde deverá confirmar se a entidade em questão se encontra licenciada, completando assim o processo de verificação.
O logótipo é confiável quando o utente, após clicar no mesmo, for redirecionado para a referida lista e proceder à confirmação da existência do website onde pretende adquirir os medicamentos.

 

 

 

Listagem das farmácias e locais de venda de MNSRM que dispensam medicamentos ao domicílio ou através da Internet

Informação da Agência Europeia do Medicamento (EMA) sobre os medicamentos falsificados e o logótipo comum